Neste domingo, 11 de junho, aconteceu a 34ª Maratona Internacional Unimed Porto Alegre. Com 9.800 inscritos, o evento bateu o recorde de participantes inscritos. Na prova de elite, participaram 4 mil competidores dos países da Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Itália, Paraguai, Portugal, Venezuela, Uruguai e Quênia, além do Brasil. Trata-se da segunda maior prova do Brasil nos 42km.
O vencedor da maratona masculina, o queniano Elijah Chebonei, cruzou a linha de chegada com tempo de 2h20min. Em segundo lugar, ficou o competidor Michael De Paula Passos e, em terceiro, Elson Alex Gracioli. Conceição de Maria Carvalho Oliveira venceu a maratona feminina com 2h52min55. A competidora Simone Ponte Ferraz ficou em segundo lugar. E, em terceiro, Ana Claudia Maria De Jesus Rodrigues. Além da maratona, houve provas para cadeirantes/especiais e rústicas de 3km, 5km e 10km. Crianças participaram da maratoninha. Também foi realizada em Porto Alegre, pela primeira vez, a "Feira da Maratona", com diversas lojas de artigos esportivos.
Patrocinadora e serviço médico oficial do evento, a Unimed Porto Alegre contou com uma estrutura de atendimento completa para garantir o bem-estar dos participantes e do público, com o SOS Emergências Médicas e o Espaço Unimed. Também houve no local um ponto de coleta para doação de agasalhos e tênis para os projetos sociais da Secretaria Municipal do Esporte (SME), marcando o lançamento da Campanha do Agasalho da Unimed Porto Alegre.
Campanha Mude um hábito
Uma ação da Unimed Porto Alegre, durante a Maratona, convidou os participantes a escreverem que hábito mudariam nas suas vidas. Essa foi uma das iniciativas da Cooperativa com o objetivo de gerar a reflexão para estimular hábitos saudáveis e, consequentemente, melhorar qualidade de vida das pessoas.
A ação integra a campanha Mude1Hábito, um movimento criado pela Unimed Brasil para encorajar práticas mais saudáveis respeitando o ritmo de cada um. "Aderimos à campanha nacional e queremos convidar as pessoas a começarem a mudar sua vida de um jeito leve", afirma o gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva.
Segundo dados da Unimed Brasil, de 40 a 45% do que se faz no cotidiano são hábitos e não decisões de fato. Na ação, promovida na 34ª Maratona Internacional Unimed Porto Alegre, centenas de pessoas responderam e destacaram começar uma atividade física, reclamar menos, ser mais positivo, se estressar menos e praticar mais exercícios. Outros anseios também passam por dormir mais cedo, não faltar o treino e superar sempre.
A campanha destaca o conceito de "hábitos" como são comportamentos, geralmente inconscientes, que acontecem com frequência e regularidade. "Essas ações mecânicas surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Para a saúde, há hábitos favoráveis como a prática recorrente de esportes que melhoram a qualidade de vida e precisam ser estimulados", destaca Gerson Silva.
Desde maio, a Unimed Porto Alegre tem estimulado a mudança de hábitos nas pessoas durante as ações realizadas no CONGREGARH, no Dia das Mães, no Dia Mundial Sem Tabaco e na Maratona Internacional Unimed Porto Alegre.
Pelo site www.mude1habito.com.br é possível conhecer mais sobre a campanha e identificar algum hábito que se gostaria de mudar.