A Unimed Porto Alegre aderiu, em 8 de setembro, ao Programa de Integridade, uma parceria da Unimed do Brasil e do Instituto Ethos voltada para a troca de experiências e práticas de integridade e de combate à corrupção. A ação integra o Projeto Compliance, lançado pela Cooperativa em março com o objetivo de alinhar processos e de preservar a marca perante o mercado, garantindo a segurança empresarial da organização e de seus representantes.
O consistente programa de integridade e fiscalização do cumprimento de normas está integrado aos pilares da Governança Corporativa da Cooperativa. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira, o programa beneficia não apenas a Cooperativa, como também a sociedade. “A ética e a transparência são valores intrínsecos, e por isso refletidos em nossas ações anticorrupção, de gestão de crises e de melhores práticas de governança corporativa”, destaca.
Uma das iniciativas da Cooperativa foi a aderência, em 2015, ao Projeto Anticorrupção do Ministério Público Federal (MPF), que sugere 10 medidas de urgência contra a corrupção no Brasil. Além do apoio ao projeto do MPF por meio de ficha de adesão disponível a todos os clientes em suas unidades, a Unimed Porto Alegre possui canais internos de fiscalização do cumprimento de normais e leis, como as áreas de controladoria, o comitê de risco, a assessoria jurídica, o núcleo de regulação, a auditoria interna, o canal de conduta, o conselho fiscal e ainda as auditorias externas.