No dia 30 de setembro, das 9h às 12h, acontece a campanha "Todos Unidos Contra o Câncer", no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Com apoio da Unimed Porto Alegre, o evento é promovido por três sociedades médicas do Estado (Sociedade Brasileira de Dermatologia-RS, Sociedade Brasileira de Mastologia-RS e Sociedade Brasileira de Urologia-RS), e tem como objetivo orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção dos cânceres de pele, mama e próstata.
Gratuita e aberta à comunidade, a ação terá a presença de médicos das especialidades, que irão sanar as dúvidas e dar dicas de prevenção. Promotores da Unimed Porto Alegre, identificados por camisetas coloridas, convidarão o público para visitação no estande. Cada cor irá fazer referência a um tipo de câncer: laranja para o de pele, rosa para o de mama e azul para o de próstata. Brindes e balões serão distribuídos ao público.
O câncer de pele melanoma é um câncer com altas taxas de mortalidade no mundo todo e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, 78% da população brasileira não sabe o que é um melanoma.
Já a neoplasia maligna da mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres no mundo, e no Brasil é o segundo mais frequente, depois do de pele. Responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano, entre as mulheres. Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo mais comum (atrás apenas do câncer de pele) no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 68.220 novos casos são estimados no Brasil entre 2018 e 2019.
Cooperativa incentiva a doação de órgãos
Durante o evento, a Unimed Porto Alegre também irá incentivar e conscientizar sobre a doação de órgãos. Promotores com camisetas verdes estarão presentes para lembrar sobre a importância de ser um doador de órgão e avisar a família sobre a decisão.
De acordo com dados da Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o mês de agosto, o Rio Grande do Sul registrou 468 doações de órgãos, sendo 162 doações efetivas. Porém, mais de 43% das famílias de possíveis doadores, quando entrevistadas para autorizar a doação, negam o procedimento. Segundo o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Dr. Ricardo Rühling, o objetivo é trabalhar a conscientização dos familiares. "Um dos focos do nosso trabalho é diminuir esse percentual", afirma. Informações sobre doações e transplantes podem ser obtidas pelo site www.saude.rs.gov.br/transplantes.
SERVIÇO:
Campanha "Todos Unidos Contra o Câncer"
Quando: 30 de setembro (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão) - Porto Alegre
Em caso de chuva, não haverá evento.