A Unimed Porto Alegre acredita em um conceito amplo e abrangente de Responsabilidade Social, que vai além do assistencialismo, pois apenas a transferência de recursos não é suficiente para transformar realidades. Afinal, a empresa socialmente responsável é aquela que possui capacidade de ouvir os interesses dos diferentes públicos. A Responsabilidade Social não se resume a ações e programas isolados, é parte integrante do próprio modelo de gestão e constitui-se na relação ética e transparente da empresa com todos os seus públicos, somada ao comprometimento com o bem-estar da comunidade onde está inserida.
O trabalho desenvolvido pela Unimed Porto Alegre tem como pilares o correto relacionamento com os diversos setores da sociedade, e com isso participa e promove diversas ações que contribuem diretamente para o desenvolvimento social. Os projetos, programas, campanhas e eventos socioambientais da Cooperativa, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e ao Índice Bem-Estar Unimed Porto Alegre (IBE). Em 2013, a Cooperativa investiu R$ 1.206.735,40 em projetos para o bem comum nas áreas de educação, esportes, cultura, lazer e ações ambientais.
Desde que firmou com a Unimed do Brasil o termo de compromisso “Unimed abraça os ODM”, a Unimed Porto Alegre tem desenvolvido seus projetos, campanhas e ações, visando a permanente contribuição com o Programa. A iniciativa visa a união do maior sistema de cooperativas médicas do mundo nas ações em prol dos Objetivos do Milênio.
O Coral Univozes, da Unimed Porto Alegre, é um projeto cultural da Cooperativa. A implantação de um grupo Coral tem reflexos positivos nas organizações, pois além de proporcionarem a integração dos colaboradores e aumento do bem-estar, divulgam a empresa, valorizando a marca e associando-a a eventos e projetos culturais.
O projeto Coral Univozes visa à promoção do coro em eventos da Cooperativa, além da participação em outros eventos ligados à música e à qualidade de vida.
Aldeias Infantis SOS Brasil é uma Organização não governamental e sem fins lucrativos, que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário.
A obra surgiu com o educador Hermann Gmeiner, na Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo, o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxílio em emergências. Atualmente, em 133 países e territórios, são crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias.
A Cooperativa apoia a Instituição com sede em POA, por meio da doação de plano de saúde pra 150 crianças.
A Unimed Porto Alegre é uma das mantenedoras da Fundação Projeto Pescar, impactando indiretamente em mais de 20.000 jovens e suas famílias. O projeto tem como objetivo promover a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços, além de estimular seus jovens a adotar novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania.
“Dando continuidade ao apoio a projetos sociais por meio da utilização da lei de incentivos fiscais aportado em dezembro de 2012. A cooperativa acompanhou os projetos Kinder e Orquestra de Jovens do RS durante o ano de 2013.
O Kinder – Centro de Integração da Criança Especial é uma entidade filantrópica que oferece Educação Especial para crianças e adolescentes portadores de deficiências múltiplas. Atende atualmente mais de 300 crianças e adolescentes. O objetivo da Unimed, por meio da parceria, é contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar das crianças e adolescentes atendidas na Instituição.
A Orquestra Jovem do RS é formada por 45 crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos de idade, regularmente matriculados na rede pública de ensino de Porto Alegre e cuja renda familiar não ultrapassa três salários mínimos. O projeto, que visa à inserção social e musical de crianças e jovens, está sendo apoiado pela Unimed por meio da Lei Rouanet.
A Unimed Porto Alegre destina parte das vagas dos cursos da Medicina Preventiva à comunidade em geral. A inscrição para as atividades é feita mediante a doação de alimentos não perecíveis, que são encaminhados à creche Piu-Piu, localizada na Vila Planetário, em Porto Alegre. A instituição atende 69 crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social. Em 2013, a Cooperativa entregou mais de 1525 kg de alimentos à creche.
As doações de equipamentos de informática da Cooperativa são destinadas para projetos de inclusão digital, os equipamentos sem condições de utilização são destinados a duas instituições que trabalham a recuperação dos equipamentos. A Cooperativa identifica nas doações uma forma de contribuir na inclusão de jovens no mercado de trabalho, uma vez que todo material encaminhado à entidade passa por um processo de conserto dentro do projeto oficina-escola, mantido pelas instituições.