Produtos e Serviços

Estratégia Comercial

2.9

 

Em 2013, a Cooperativa ao longo do ano buscou a manutenção/melhoria das margens, redefinindo, assim, a estratégia de captação de novos clientes, restringindo negociações que exigiam sacrifício de margem, negociações estas que normalmente se davam através dos produtos Unifácil. Esta readequação reduziu a capacidade de captação de clientes em volume, totalizando 41 mil novas vidas em planos assistenciais, mas possibilitou a superação das metas em receita atingindo R$ 63 milhões de reais neste ano.

Cenário

O segmento de planos de assistência médica está em pleno dinamismo e com boas perspectivas no curto prazo. As variáveis econômicas do país têm favorecido o setor como um todo, com maiores índices de emprego e renda da população.

Em 2013, o saldo de empregos do Brasil foi positivo em 1,1 milhão. Até setembro do mesmo ano, o número de beneficiários das operadoras havia obtido incremento de 1,13 milhão de vidas.

As estratégias de expansão por parte das operadoras também têm resultado em maiores captações de usuários. Players que atuavam de forma mais incisiva apenas no eixo Rio-São Paulo, estão investindo em outras regiões, buscando conquistar novos mercados.

O processo de verticalização das operadoras tem merecido destaque pelo volume destinado a esse fim nos últimos anos, além dos investimentos futuros já previstos por parte dos players. Aquisições de hospitais, construção de unidades próprias, investimento em ampliação, entre outras, têm sido as práticas mais comuns das operadoras.

Deve-se ressaltar que as perspectivas econômicas para o Brasil, embora pareçam positivas, estão mascaradas pelos eventos que o país sediará em 2014 e 2016, que estimularam vultosos investimentos e geraram, com isso, muitos empregos.

Dessa forma, as operadoras devem investir no atendimento ao usuário, nos produtos e serviços, nas parcerias táticas, bem como nos seus processos internos e em tecnologia, gerando maior eficiência operacional, visando ao melhor posicionamento e minimizando os efeitos que possíveis abalos econômicos possam gerar no futuro.

 

Vendas 2013