A Unimed Porto Alegre considerou nesta publicação os temas mais importantes relatados por seus públicos de relacionamento.
Para desenvolver o processo de engajamento dos stakeholders, como primeiro passo, os diretores, superintendentes e gerentes realizaram a priorização dos públicos considerando a influência que a operadora exerce sobre eles e vice-versa. Sempre levando em consideração aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Mapa de Stakeholders
Colaboradores: funcionários que trabalham na Unimed Porto Alegre, incluindo os que possuem regime de contratação CLT, estagiários e aprendizes.
Cooperados: todos os médicos associados à Cooperativa.
Prestadores: serviços ou hospitais que fornecem sua estrutura física para realização de exames/procedimentos aos clientes da Unimed Porto Alegre.
Fornecedores: todas as empresas que desenvolvem atividade de produção, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços para a Unimed Porto Alegre.
Clientes: todos os usuários dos produtos e serviços oferecidos pela Unimed Porto Alegre e Sistema Unimed.
Por meio de reuniões e pesquisa realizada por e-mail com o corpo diretivo e gestores, foram definidos os temas mais relevantes para a gestão. Iguais aspectos foram considerados no questionário que foi encaminhado para os seguintes públicos: clientes, cooperados, colaboradores, fornecedores e prestadores, que também foram consultados por questionário enviado por e-mail. Os principais temas foram elencados a partir da atribuição de pontos de acordo com a porcentagem de interesse pelo tema, levando em consideração o total de questionários respondidos por cada público.
Principais temas, considerando o interesse da Unimed Porto Alegre e de seus públicos:
Legenda dos aspectos propostos
1 | Custos assistenciais |
2 | Regulamentação |
3 | Prevenção e promoção à saúde |
4 | Desempenho econômico |
5 | Presença no mercado |
6 | Impactos econômicos diretos |
7 | Materiais utilizados |
8 | Energia |
9 | Água |
10 | Biodiversidade |
11 | Emissões, efluentes e resíduos |
12 | Produtos e serviços - Mitigação de impactos gerados |
13 | Conformidade com a legislação ambiental |
14 | Impacto dos transportes nas operações |
15 | Empregabilidade |
16 | Relações entre os trabalhadores e a governança |
17 | Saúde e segurança no trabalho |
18 | Diversidade e igualdade de oportunidades |
19 | Práticas de investimento e de processo de compra |
20 | Não discriminação |
21 | Liberdade de associação e negociação coletiva |
22 | Trabalho infantil |
23 | Trabalho forçado ao análogo ao escravo |
24 | Treinamento em Direitos humanos para equipe de segurança |
25 | Direitos indígenas |
26 | Comunidade |
27 | Corrupção |
28 | Políticas públicas |
29 | Concorrência desleal |
30 | Conformidade com leis e regulamentos |
31 | Saúde e segurança do cliente |
32 | Rotulagem de produtos e serviços |
33 | Comunicaçãoes de Marketing |
34 | Conformidade com as leis sobre a privacidade do cliente |
35 | Compliance (fornecimento e uso de produtos ou serviços) |
A maioria dos temas foi considerada de muita relevância para a Unimed Porto Alegre, bem como para os seus públicos de relacionamento. Para compor a primeira edição do Relatório de Gestão e Sustentabilidade da Unimed Porto Alegre de acordo com os padrões GRI, foram priorizados temas relacionados às dimensões econômica, social e ambiental, por estarem diretamente relacionados com o nosso Planejamento Estratégico para os próximos anos. São eles: