Sobre o Relatório

Públicos envolvidos

3.5, 4.14, 4.15, 4.16 e 4.17

 

A Unimed Porto Alegre considerou nesta publicação os temas mais importantes relatados por seus públicos de relacionamento.

Para desenvolver o processo de engajamento dos stakeholders, como primeiro passo, os diretores, superintendentes e gerentes realizaram a priorização dos públicos considerando a influência que a operadora exerce sobre eles e vice-versa. Sempre levando em consideração aspectos ambientais, sociais e econômicos.

 

Mapa de Stakeholders

Colaboradores: funcionários que trabalham na Unimed Porto Alegre, incluindo os que possuem regime de contratação CLT, estagiários e aprendizes.

Cooperados: todos os médicos associados à Cooperativa.

Prestadores: serviços ou hospitais que fornecem sua estrutura física para realização de exames/procedimentos aos clientes da Unimed Porto Alegre.

Fornecedores: todas as empresas que desenvolvem atividade de produção, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços para a Unimed Porto Alegre.

Clientes: todos os usuários dos produtos e serviços oferecidos pela Unimed Porto Alegre e Sistema Unimed.

Principais Públicos

Por meio de reuniões e pesquisa realizada por e-mail com o corpo diretivo e gestores, foram definidos os temas mais relevantes para a gestão. Iguais aspectos foram considerados no questionário que foi encaminhado para os seguintes públicos: clientes, cooperados, colaboradores, fornecedores e prestadores, que também foram consultados por questionário enviado por e-mail. Os principais temas foram elencados a partir da atribuição de pontos de acordo com a porcentagem de interesse pelo tema, levando em consideração o total de questionários respondidos por cada público.

Matriz de Materialidade

Principais temas, considerando o interesse da Unimed Porto Alegre e de seus públicos:

 

Legenda dos aspectos propostos

1 Custos assistenciais
2 Regulamentação
3 Prevenção e promoção à saúde
4 Desempenho econômico
5 Presença no mercado
6 Impactos econômicos diretos
7 Materiais utilizados
8 Energia
9 Água
10 Biodiversidade
11 Emissões, efluentes e resíduos
12 Produtos e serviços - Mitigação de impactos gerados
13 Conformidade com a legislação ambiental
14 Impacto dos transportes nas operações
15 Empregabilidade
16 Relações entre os trabalhadores e a governança
17 Saúde e segurança no trabalho
18 Diversidade e igualdade de oportunidades
19 Práticas de investimento e de processo de compra
20 Não discriminação
21 Liberdade de associação e negociação coletiva
22 Trabalho infantil
23 Trabalho forçado ao análogo ao escravo
24 Treinamento em Direitos humanos para equipe de segurança
25 Direitos indígenas
26 Comunidade
27 Corrupção
28 Políticas públicas
29 Concorrência desleal
30 Conformidade com leis e regulamentos
31 Saúde e segurança do cliente
32 Rotulagem de produtos e serviços
33 Comunicaçãoes de Marketing
34 Conformidade com as leis sobre a privacidade do cliente
35 Compliance (fornecimento e uso de produtos ou serviços)

 

A maioria dos temas foi considerada de muita relevância para a Unimed Porto Alegre, bem como para os seus públicos de relacionamento. Para compor a primeira edição do Relatório de Gestão e Sustentabilidade da Unimed Porto Alegre de acordo com os padrões GRI, foram priorizados temas relacionados às dimensões econômica, social e ambiental, por estarem diretamente relacionados com o nosso Planejamento Estratégico para os próximos anos. São eles:

  • Custos Assistenciais
  • Desempenho econômico
  • Práticas trabalhistas
  • Promoção e Prevenção à saúde
  • Meio ambiente (água, energia e resíduos)