Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Saúde mental na gestação

01/08/2022 -
Saúde da Gestante e do Bebê; Saúde Mental

A gestação é um período muito especial, mas que traz muitos desafios, superações e mudanças na dinâmica familiar. Tornar-se mãe não ocorre como uma consequência natural da gestação. A maternidade é uma construção e, por este motivo, é importante considerar que é uma experiência única e desafiadora para muitas mulheres.

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% das gestantes tem alto índice de ansiedade, 60% apresentam estresse emocional e 25% tem sintomas de depressão. A saúde mental passa a ser motivo de preocupação para as futuras mãe e traz diversos questionamentos: Como ser mãe? Será que vou conseguir cuidar de um bebê? Meus sentimentos podem influenciar no desenvolvimento do meu bebê?

Esses pensamentos podem estar presentes durante toda a gestação, além do fato das mães terem que lidar com as opiniões externas de familiares, amigos e outras gestantes. Por isso, é fundamental estar atento aos cuidados com o bem-estar para que as emoções negativas não sejam ignoradas ou passem despercebidas.

Além disso, também existem outros fatores de risco que podem impactar na saúde mental da gestante:

  • Complicações de saúde durante a gestação;
  • Instabilidade financeira;
  • Gravidez não planejada;
  • Falta de rede de apoio;
  • Qualidade do relacionamento conjugal;
  • Diagnóstico prévio de transtornos mentais.

E como preservar a saúde mental durante a gestação?

1.      Pratique o autocuidado

Priorize um tempo durante o dia para cuidar de si. Faça uma leitura, tome um banho morno e depois faça uma automassagem com cremes corporais. Faça exercícios de respiração para tranquilizar o corpo e a mente, assista a filmes ou pratique algum outro hábito que você já cultive antes da gestação.

2.      Durma bem

A qualidade do sono reflete no humor e na disposição. Dormir bem é muito importante para a saúde da gestante como um todo. Busque criar um ritual noturno para relaxar, diminua os eletrônicos e faça uma leitura leve.

3.      Pratique Meditação e Yoga

A meditação e o yoga são atividades que ajudam a diminuir a ansiedade e beneficiam o equilíbrio emocional. Essas modalidades trabalham também no controle da respiração, favorecendo a circulação sanguínea, normalizando a pressão arterial e promovendo o bem-estar. O resultado é mais energia, disposição e tranquilidade.

4.      Alimentação

Alguns alimentos auxiliam na sensação de bem-estar como a maçã, o mel e o espinafre, que ajudam na produção de serotonina, o hormônio da felicidade e do prazer. Como estes alimentos são naturais, não oferecem riscos à saúde e podem ser incorporados facilmente à dieta durante a gestação.

5.      Pratique atividades físicas

Com a devida orientação médica, a prática de exercícios físicos permitidos durante a gestação faz bem à saúde, aumenta a sensação de bem-estar e reduz a ansiedade.

6.      Planejamento

Os cuidados com a organização do quarto e a preparação da mala da maternidade são atividades de planejamento que auxiliam na concretização da chegada do bebê. Além disso, organize uma lista de dúvidas para esclarecer com o seu médico. Planejar o futuro diminui as preocupações e contribui com o sentimento de segurança.

7.      Busque informação de qualidade

É importante informar-se sobre as mudanças relacionadas ao período gestacional e o que esperar em cada fase do desenvolvimento do bebê. Busque fontes confiáveis para aprender sobre a maternidade por meio de cursos, leitura de livros e redes sociais.

8.      Compartilhe seus sentimentos

Conversar sobre as expectativas, medos e inseguranças faz bem e diminui a pressão interna que a gestante sente. Quando entendemos como os pensamentos e as emoções prejudicam o nosso equilíbrio emocional, conseguimos lidar de uma forma mais assertiva com situações que geram ansiedade ou estresse.

Com tantas mudanças e transformações, reconhecer as alterações emocionais e acolher os sentimentos durante toda a gestação é fundamental para a qualidade de vida da nova mãe, tornando esse momento tão especial mais tranquilo e seguro.

Confira a agenda completa de atividades aqui ​e participe!​