Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

O que é a Felicidade? Mitos e verdades

20/03/2024 -
Gerenciamento em Saúde; Gestão da Saúde; Saúde Mental; Saúde em Pauta
Clique aqui para inserir uma imagem do SharePoint.

​Você já parou para se perguntar o que, de fato, é a felicidade? Será que existe uma definição?

Bom, para descobrirmos o verdadeiro significado da felicidade é preciso observar atentamente para as suas percepções gerais sobre a vida, interpretações dos fatos e comportamentos, refletindo sobre o que realmente é significativo para si. E a verdade é que essa resposta é muito individual, cada pessoa possui as suas crenças, valores e estilo de vida.

Portanto, o primeiro passo é conseguir identificar: o que faz eu me sentir feliz?

Pensando em te ajudar a encontrar a sua resposta, confira abaixo alguns mitos e verdades sobre a felicidade:

A felicidade é um estado de alegria e positividade constantes — MITO

R: Se entendermos a felicidade como um estado de alegria definitivo, iremos nos frustrar.  Na vida, teremos momentos desafiadores e de tristeza. A felicidade acontece no presente, é a nossa disposição para a vida.

As pessoas felizes geralmente compartilham características como: satisfação, otimismo, reconhecimento da alegria na rotina — VERDADE

R: Pessoas que cultivam uma mente otimista e identificam elementos bons no dia a dia, apresentam um maior bem-estar genuíno.

Ser feliz depende de fatores externos como: status, aparência e poder — MITO

R:  Apesar de que os fatores materiais sejam um meio para se poder contar com uma série de

recursos que trazem segurança física e emocional, a felicidade é impactada principalmente por fatores internos, nosso caráter e virtudes.

Autoconhecimento é essencial para cultivarmos uma vida feliz. — VERDADE

R: Através do autoconhecimento conseguimos identificar nossos valores, o que gostamos, o que não gostamos e quais fatores nos geram maior alegria e bem-estar, trazendo uma felicidade real e possível.

mulher-dancando-na-pista-de-danca-com-os-olhos-fechados-e-sorrindo-curtindo-a-vida-sentindo-se-feliz-e-alegre.jpg

Quer ampliar o seu conhecimento sobre a felicidade? Trazemos aqui dicas de livros que falam sobre esse conceito por meio de linguagens simples e que fornecem reflexões profundas. Escolha o que mais combina com você:

F

Felicidade autêntica

Neste best-seller do New York Times, Martin E. P. Seligman apresenta a psicologia positiva e mostra como aplicá-la no dia a dia. O autor ensina que não basta acabarmos com o sofrimento para sermos felizes, e sim descobrirmos o que há de melhor em nós.


FFelicidade: a ciência e a prática para uma vida feliz

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva aborda neste livro a felicidade explorando a sua parte biológica, desmistifica o conceito de felicidade e mostra como podemos adotar atitudes práticas para uma rotina mais saudável e, consequentemente, feliz.


FeFelicidade por acaso

Livro escrito por Daniel Gilbert, professor de psicologia em Harvard, com base em pesquisas científicas na área da psicologia, neurociência cognitiva, economia comportamental e filosofia. O autor apresenta que quando imaginamos uma situação boa no futuro, somos mais felizes nessas idealizações do que quando esse desejo acontece de verdade. Ele mostra como equilibrar nossas expectativas para com o futuro e sermos felizes agora.

SSobre a felicidade: Uma Viagem Filosófica

Para o autor, Frédéric Lenoir, ser feliz é sobre aprender a escolher. Para isso, ele nos convida a uma enriquecedora viagem pela história do pensamento junto a grandes pensadores do Oriente e Ocidente: Aristóteles, Platão e Chuang-Tzu a Buda, Jesus e Muhammad; Voltaire, Spinoza e Schopenhauer a Kant, Freud e os neurocientistas modernos.

E lembre-se: a felicidade não é um objetivo a ser atingido. A felicidade está no caminho a ser percorrido. E isso, é ser feliz no agora.​