Esta é uma estação do ano que sempre preocupa as famílias com o aumento do número de crianças com problemas respiratórios.
O frio não é o maior responsável por essas doenças e sim a circulação dos vírus em ambientes fechados como creches, escolas, abrigos.
É esperado que crianças pequenas tenham em torno de 10 quadros virais ao longo do ano, com duração de 3 a 5 dias, resolvidos com hidratação, limpeza nasal e alimentação equilibrada. Não necessitando de uso de medicamentos.
A maioria das doenças respiratórias tem sintomas muito parecidos, por isso a importância da avaliação clínica do médico que acompanha a criança. A recomendação geral é alimentação equilibrada, hidratação, limpeza nasal, higiene das mãos e manter o calendário vacinal atualizado.
Importante: Qualquer medicamento só poderá ser administrado com prescrição médica.
Confira os problemas mais comuns
- Resfriados: Vírus que atinge a via aérea superior.
Sintomas: coriza, tosse, febre baixa, dor de garganta e mal-estar.
Recomendação específica: Aguardar quadro agudo passar, se piora, procurar o médico.
- Gripes: Vírus Influenza A ou B (Cepas H1N1, H3N2), atinge via aérea superior.
Sintomas: febre, dor no corpo, falta de apetite, mal-estar, obstrução nasal, coriza, tosse. Pode apresentar piora clínica.
Recomendação específica: Aguardar quadro agudo passar, se piora, procurar o médico e realizar a vacina da gripe anual.
- Bronquiolite: Vírus Sincicial Respiratório (VSR), atinge via aérea inferior.
Sintomas: Chiado no peito, febre baixa, coriza, falta de ar, dificuldade de respirar. Pode levar a internação hospitalar.
Recomendação específica: pode ser necessário monitoramento, oxigenioterapia.
- Pneumonia: Pode ser viral ou bacteriana.
Sintomas: febre, coriza, tosse esforço e dificuldade para respirar. Crianças maiores e adolescentes podem apresentar dor ao respirar.
Recomendação específica: na pneumonia bacteriana é necessário uso de antibiótico. Realizar a vacina contra o Pneumococo.
- Laringite Aguda: Vírus parainfluenza, atinge a via aérea superior.
Sintomas: a legítima tosse “de cachorro”, com estridor, rouquidão e falta de ar. Recomendação específica: consultar médico ou ir a um serviço de saúde o mais breve possível.
Recomendações para doenças crônicas
Temos também as alergias respiratórias, sendo consideradas doenças crônicas, como a Asma e Rinite. Nesses casos, as recomendações são:
👨⚕️ Manter acompanhamento médico e tratamento que na maioria das vezes é de uso contínuo.
☀️Manter o ambiente livre de ácaros, presente em cortinas, tapetes, bichos de pelúcia.
🧹 Cuide produtos de limpeza e cheiros fortes, pois esses químicos podem desencadear uma crise alérgica.
💬 Converse com a criança sobre como ela está se sentindo, observe sinais e sintomas e comunique o pediatra. Fazer esse momento de forma lúdica favorece o cuidado, tanto na administração de medicamentos quanto na limpeza nasal.
🧣Agasalhe com roupas conforme a estação, sem exageros, pois a criança corre, pula e sua, e permanecer com roupa úmida no frio também pode atrapalhar a saúde dos pequenos.